top of page

sobre

PEQUENO MUSEU
DAS GRANDES VIRTUDES

O ser humano é movido por grandes perguntas: quem eu sou? De onde vim? Para onde vou? Fazer perguntas, muitas vezes sem respostas exatas, é uma arte que possibilitou ao ser humano transformar-se e transformar a realidade.

Uma das mais importantes indagações humanas é pelo sentido do agir humano. Dito de outra forma: qual é o sentido da vida. Segundo Aristóteles, pensador grego do século IV a.C., o ser humano é um ser racional que existe com uma finalidade: a felicidade. Para tal, ele precisa usar racionalidade em busca de grandes princípios que o ajudem a nortear sua vida em busca de seu lugar.

Entra em cena o tema de nosso museu: a virtude. Segundo o pensador grego, a virtude é a permanente disposição de caráter para querer o bem, o que supõe a coragem de assumir os valores escolhidos e enfrentar os obstáculos que dificultam a ação.

A proposta de nosso Pequeno Museu consiste em apresentar algumas das grandes virtudes do livro Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, de André Comte-Sponville no contexto das revoltas sociais da Primeira República. A partir de uma virtude, cada grupo de estudantes do 9º Ano EF desenvolveu uma produção artística, inspirada no estilo de um artista modernista. 

Convidamos você a navegar pelas salas do museu, permitindo-se conduzir pelos audioguias produzidos pelos estudantes. Bom tour virtual!

virtudes
Revoltas
artistas
bottom of page